image/svg+xml
(92) 3611-4902 (92) 98111-3171
MENU

AMARELA
a partir de 4 anos completos até 31/3

AMARELA <br><small>a partir de 4 anos completos até 31/3</small>

SALA AMARELA (Crianças de 5 anos, completos até 31 de março).

A Sala Laranja é uma salinha muito especial! É nela que nossos alunos, geralmente, começam a ler as primeiras frases e por isso passam por desafios e enormes descobertas. Aprender na Bebê Bombom é um processo que buscamos tornar prazeroso e com propósito claro para as crianças. À medida que ingressam na escola, elas têm direitos de aprendizagem e desenvolvimento que passaremos a descrever.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), toda criança deve: conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, para ampliar o conhecimento de si próprio e respeitar a cultura e as diferenças entre as pessoas; brincar de diversas formas e em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, para ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais etc.

As artes, a escrita, a ciência e a tecnologia são extremamente importantes, por isso, contribuímos para que nossos alunos se expressem como sujeitos dialógicos, criativos e sensíveis. Trabalhamos suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e questionamentos, por meio de diferentes linguagens. Estimulamos o conhecer-se e ajudamos a construir suas identidades pessoal, social e cultural, por meio de interações e experiências vivenciadas de forma direcionada na instituição escolar.

Além da leitura textual que está se afinando, na Sala Laranja as crianças são estimuladas a desenvolverem, sobretudo, o senso crítico, criativo e observador.

O Inglês e o Português na escola

Na Sala Laranja, as crianças são estimuladas a escrever desde o primeiro quadrimestre na letra cursiva, identificando letras maiúsculas e minúsculas. Com aquelas crianças que chegam de outras escolas e que só conhecem a forma de imprensa é feito um trabalho especial de motivação. Assim como o Inglês, que na Bebê Bombom é introduzido com um ano e meio de idade.

O Inglês na sala Laranja é vivido todos os dias. Além da exposição que as crianças têm fora de sala (em atividades diversas), a turma tem 5 horas de aulas na segunda língua dentro da carga-horária regular (os alunos do Integral têm 2 horas e 30 minutos adicionais). O livro didático adotado pela Cultura Inglesa (a Cultura Inglesa é nossa parceira no que chamamos Solução Bilingue) estimula os alunos com práticas de escritas também no segundo idioma. Além disso, é dada continuidade ao trabalho de iniciação à leitura, juntamente com a professora titular. Nesse momento os alunos praticam a junção de diferentes sons para formar diferentes palavras da maneira mais lúdica possível (esse trabalho de biletramento será mais aprofundado adiante).      

Projeto Pedagógico

Orgulhamo-nos bastante de nosso projeto pedagógico. Na Bebê Bombom, as crianças aprendem por meio de projetos e o que chamamos “palavras geradoras”. Sustentamos nosso trabalho educativo na abordagem Crítico Social dos conteúdos, embasada na Teoria Histórico Cultural, de Vigotski, e nos estudos das Múltiplas Inteligências, de Gardner.

Na “Orange Room”, as artes, as coordenações motoras (ampla e fina) e a interdisciplinaridade desenvolvem um conjunto de habilidades, que valorizam as diversas inteligências: linguística, lógico matemática, espacial, corporal, intrapessoal, naturalista e musical.

Todas as habilidades estimuladas têm como objetivo tornar nossas crianças curiosas, questionadoras e criativas. Para tanto, é realizado um planejamento lúdico e rico em atividades desafiadoras, tendo sempre como referência os projetos quadrimestrais. Este trabalho é realizado tanto na língua materna quanto na língua adicional, pois a solução bilíngue por nós implementada se preocupa com todas as formas de expor os alunos ao idioma e diferentes culturas. Buscamos tratar o processo de aquisição de um idioma como segunda língua e não como língua estrangeira.

Na área da linguagem, é dada a continuidade à escrita do nome e de palavras na forma cursiva. Entretanto, nesta sala, o processo de alfabetização é intensificado e o desafio é a apresentação das famílias silábicas das palavras. As crianças são estimuladas a levantar hipóteses de leitura e escrita. Essas sílabas são apresentadas na rodinha informativa através de atividades que envolvem as artes cênicas, música, percepção gustativa, tátil, visual ou através de jogos pedagógicos, muitos preparados pelos próprios alunos.

A família tem um papel extremamente importante nesta sala, pois recebe, para continuar interagindo com o conhecimento proposto na escola, jogos e atividades. Acreditamos que essa oportunidade de se envolverem no processo de leitura de sua criança (brincando com os jogos enviados para casa, acompanhando a leitura das fichas de historinhas etc) estimula a decodificação de palavras e pequenas frases, o que acontece gradualmente, por meio da escrita e leitura espontânea.

Estimulamos o reconhecimento dos numerais de 1 a 200, das cores primárias, secundárias, terciárias, neutras, das formas geométricas, das ordens crescente e decrescente, números pares e ímpares, bem como estimulamos a relação dos números às suas respectivas quantidades e a identificação do que vem antes, depois e entre uma sequência, medidas de peso e altura, valor de lugar (unidade, dezena e centena), continhas de subtração e adição, problemas de adição e subtração, sinais de maior, menor, igual, diferente,  identificação das relações espaciais (dentro, fora; em cima, embaixo; acima, abaixo; entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

Nesse processo matemático, o Inglês também não fica de fora. O conteúdo é oferecido nas duas línguas, mas as atividades são completamente diversificadas. A professora da língua materna disponibiliza o planejamento semanal para que a professora de Inglês realize atividades diferentes sem fugir do conteúdo proposto.       

Os alunos desta sala que vieram da Sala Amarela já estão acostumados com os livros de inglês, que buscam apresentar a língua através de diversas áreas do conhecimento, tais como, ciências, geografia, artes e matemática.

O dia a dia das crianças

Nas aulas de Informática (iniciadas na Sala Vermelha), as crianças adentram o mundo da tecnologia e aprendem a usar várias ferramentas com vistas a ampliar o aprendizado e a assimilação dos conteúdos propostos.

 A Educação Financeira é trabalhada através da metodologia DSOP (Diagnosticar, sonhar, orçar e poupar), prática essa que visa não apenas o futuro de nossos alunos, mas também o despertar desde já para a saúde financeira familiar e do planeta. Eles recebem muito informação sobre desperdício, reaproveitamento, consumo consciente etc, além de praticarem mudanças comportamentais que, certamente, farão toda a diferença em casa e por toda a vida deles. 

No que diz respeito ao desenvolvimento sócio-emocional que também faz parte da rotina dessa turminha tão especial, a Creche Escola Bebê Bombom desenvolve um trabalho com o LIV (Laboratório Inteligência de Vida), que tem como objetivo, entre outros, conscientizar as crianças de que não existe sentimentos bons ou ruins, todos são permitidos, o importante é compreendê-los para que possam lidar com eles da melhor forma possível.

As visitas à biblioteca e à estante de livros da sala são maneiras de sedimentar o gosto pela leitura. No terceiro quadrimestre, os alunos já são expostos a alguns livros em inglês específicos para a faixa etária. A professora realiza roda de leitura e incentiva que, depois do período de prática de leitura com um determinado livro, os alunos levem-no para suas casas para lerem com os pais. Além disso, o estímulo à leitura nas atividades de inglês acontece através do “story time”, onde o professor com o “big book” conta a história referente ao tema da semana, atividade sempre enriquecida com fantoches, flash cards e/ou role play.

A Psicomotricidade é trabalhada com um profissional da área de Educação Física, com o intuito de desenvolver os aspectos motor, cognitivo e afetivo por meio de atividades envolvendo o movimento corporal e a cooperação (em grupo). O desenvolvimento global da criança é auxiliado pelas atividades de Parque Dirigido, realizadas pelas professoras 15 minutos antes do Parque Livre.

Aprendendo com as artes e os esportes Não podemos deixar de destacar as aulas de música e a prática esportiva, sempre muito festejadas pelas crianças. Para essa turminha, oferecemos: Natação, Futsal, Dança, Judô, Kung Fu e Ginástica Rítmica, além do Xadrez para quem é do Ensino Integral (o Ensino Integral visa uma formação ainda mais ampla, com oficinas diversas- Teatro, Culinária, Meio Ambiente etc- e Estudo Supervisionado, no contraturno). Gostar da escola é essencial! E Nós da Bebê Bombom não medimos esforços para tornar esse ambiente o melhor possível, porque aqui é lugar de gente feliz!