image/svg+xml
(92) 3611-4902 (92) 98111-3171
MENU

VERMELHA
a partir de 3 anos completos até 31/3

VERMELHA<br><small>a partir de 3 anos completos até 31/3</small>

SALA VERMELHA (3 anos, completos até 31 de março)

A “Red Room” é a primeira salinha que visualizamos quando chegamos na recepção. Todo mundo se diverte ao assistir pelo visor as sapequices dessa turminha que é pura energia! Uma forma de ter a cooperação deles é através da escolha do Ajudante do Dia, um aluno destacado para auxiliar as professoras nas atividades. A sala, como todas as outras, tem um mascote que toda semana vai para a casa de um dos alunos.

As crianças costumam gostar bastante da responsabilidade de hospedar o mascote da sala e dividir com ele as aventuras do fim de semana, ocasião em que se espera cuidados com o brinquedo que é de uso coletivo. Além dele, tem ainda os bonecos do Laboratório Inteligência de Vida (LIV) que também visitam os lares, sempre na busca pela interação da família com a escola.  

A cada ano, a Bebê Bombom propõe para as turminhas objetivos a serem alcançados. Especificamente na Sala Vermelha, trabalhamos algumas questões que são peculiares a ela.

Com três para quatro anos, as crianças começam a amadurecer e é um momento interessante para reforçar condutas positivas, como ajudar a organizar os brinquedos, tirar o pratinho da mesa etc.

Estimulamos ainda demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com outras crianças e adultos e imagem positiva de si; independência no cuidado com o corpo; confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios; o compartilhar objetos e espaços; a comunicação com os colegas e os adultos buscando compreendê-los e fazendo-se compreender; a percepção de que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças; entre outras coisas.

A Sala Vermelha também é a primeira a ter aulas de Informática, onde os estudantes aprendem a usar o mouse, o teclado, bem como obedecer a pequenas regras de etiqueta do mundo virtual, sempre com vistas à ampliação do aprendizado e à assimilação dos conteúdos propostos em sala. 

            Outra novidade é Laboratório Inteligência de Vida (LIV). No LIV, as experiências são no campo das emoções, em aulas de Educação Socioemocional. O objetivo maior é ajudar as crianças a nomear, reconhecer e lidar com os sentimentos, trabalhando as competências sociais e emocionais que se desdobram em atitudes, valores e comportamentos, que podem ser aprendidos e experimentados na relação com o outro e com o espaço, seja na escola, na cidade ou na família. Elas aprendem, principalmente, que não existe sentimento bom ou ruim, todos são válidos se soubermos usá-los.

Laboratório Inteligência de Vida- Utilizando músicas, histórias e fantoches, promovemos a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento. Com isso, esperamos contribuir para a formação de cidadãos mais completos para os desafios do século XXI.

A Educação Financeira também é explorada nesta salinha. Pilares como diagnosticar, sonhar, orçar e poupar são passados de maneira bastante atrativa. Os livros da Metodologia DSOP trazem linguagem e objetivos adaptados à idade dos alunos, com uma abordagem sócio-interacionista, adequada para desenvolver de maneira lúdica as competências e habilidades próprias de cada faixa etária, atingindo os objetivos da educação financeira.

Na Sala Vermelha também inicia o processo de reconhecimento de letras e números até 10. Tal reconhecimento permite a associação de letras a objetos. Também iniciam joguinhos que estimulam o raciocínio lógico e a coordenação motora fina, trabalhada ainda em atividades de cortes e colagem, pintura no limite e escrita do nome e sobrenome. A coordenação motora ampla é exercitada nas horas de Parque Dirigido e nas aulas de Psicomotricidade, onde fatores como lateralidade, noção espacial etc. são desenvolvidos e as crianças A-DO-RAM!

Educação Bilingue

Em parceria com a Cultura Inglesa Manaus, em 2019 a Bebê Bombom passou a atender o anseio de muitas famílias que é a introdução da língua Inglesa ainda na primeira infância. Construímos uma Solução Bilingue, que vai muito além de aulas intensivas do idioma. Nossas crianças são imersas em outras culturas e se beneficiam de atividades que estimulam múltiplas competências.

O mesmo conteúdo que é ministrado na língua materna ganha abordagens e enfoques diversos nas aulinhas dadas na segunda língua, numa super exposição ao novo idioma. O aprendizado vai se dando de forma natural e logo os pequenos começam a variar o uso das línguas. Na Sala Vermelha as crianças costumam desabrochar para muitas coisas e o Inglês, certamente, será uma delas.

Os alunos que estão conosco desde a Sala Azul possuem um grau de familiaridade com a Língua Inglesa bastante amplo e já conseguem entender e produzir muitas coisas na segunda língua. Realizam os comandos com confiança e respondem a professora da maneira que é esperado a partir das características da idade e desenvolvimento linguístico.

Diferente dos alunos das salas Verde e Azul, que diariamente têm 30 minutos de atividades de inglês dentro de sala, os alunos da Sala Vermelha têm 40 minutos, pois nessa fase é introduzido o livro de inglês, usado de acordo com os temas semanais e projetos desenvolvidos na escola. As atividades no livro, na verdade, são apenas uma parte do que é realizado em sala de aula.

Ainda há muito mais: histórias, músicas, movimentos, testes sensoriais, projetos e atividades de portfólios. A professora de inglês trabalha ainda todas as áreas do conhecimento: ciências da natureza, ciências sociais, matemática e, claro, linguagem, sempre atreladas à palavra geradora da semana, que norteia toda a nossa prática pedagógica.

Caso a criança seja nova na escola, sugerimos que os pais leiam como o Inglês é introduzido na Sala Azul, para que entendam como os filhos podem se comportar mediante as atividades na Sala Vermelha, já que será a primeira vez que terão significativa exposição a uma segunda língua dentro da Bebê Bombom.

Paixão por Livros

Entendemos que o processo de incentivo à leitura começa desde cedo, valorizando a contação de histórias, o manusear os livros. Por este motivo, nos dedicamos a proporcionar grandes experiências literárias a todas as crianças da Bebê Bombom.

Na Sala Vermelha, semanalmente, as crianças vão à biblioteca. E ainda tem mais: Toda segunda-feira elas recebem das mãos da bibliotecária (que vai à sala de aula com a biblioteca móvel) 05 livros, para que ouçam historinhas diferentes ao longo da semana. Esses livros sempre têm relação com o tema semanal. Às sextas-feiras, ela retorna à sala de aula para conversar sobre as experiências e conhecer os interesses das crianças.

Na Bebê Bombom, a paixão pela leitura também é estimulada na segunda língua, o Inglês. Esse estímulo acontece através do “story time”, onde o professor leva o “big book” e conta a história referente ao tema da semana. A atividade ainda é enriquecida com fantoches, flash cards e/ou role play.

Educação em Tempo Integral

A Bebê Bombom conta ainda com um amplo e completo projeto de educação em tempo integral, solução ideal para as famílias que querem oferecer o melhor para as crianças durante todo o dia.

O currículo extra-classe é muito amplo. Além de muito mais aulas em Inglês, as crianças contam com uma professora para reforçar os conteúdos já apresentados em sala de aula de forma diferente, ainda mais criativa. As tarefas que iriam para a casa passam a ser feitas nessa aula, chamada de Estudo Supervisionado.

Há ainda a oferta de várias modalidades esportivas e de oficinas pedagógicas extremamente divertidas. Teatro, Ateliê de Artes, Meio Ambiente, Culinária… As crianças amam! Você também vai se apaixonar.

Além da natação e do futbaby, para a Sala Vermelha são oferecidas, de forma opcional, mais duas modalidades de esportes: o balé e o judô. Nesta idade, nada melhor do que colocar o corpo para mexer, sem contar os valores que a prática desportiva proporciona, como disciplina e saber competir.