Sala Azul (Crianças de 1 ano e 5 meses a 2 anos, completos após 31 de março)
Você já percebeu que seu filho adora estar com outras crianças? Na escola, além dos coleguinhas, ele ainda terá novas figuras afetivas, como as professoras, o que enriquece muito as vivências e aprendizados. O mundo se amplia e ele cresce junto. E nós não medimos esforços para que o primeiro contato com a educação formal seja encantador.
Na Bebê Bombom, damos cores às salas de aula, uma forma de tornar a experiência das crianças na nossa escola vibrante, alegre e colorida! Somos uma escola viva, com sabor, cheiro, emoção… recheada de criatividade e transbordando de afeto!
A Sala Azul é continuação da Sala Rosa, onde destacamos nossa atenção ao atendimento das necessidades individuais, como cuidados com a higiene, nutrição, sono e, sobretudo, com a parte emocional. Todos os bebês têm nossa dedicação integral e são amparados e respeitados em suas individualidades.
Na Bebê Bombom, aprender é gostoso e brincar é coisa séria! Todas as atividades têm propósitos claros e bem definidos. Os conteúdos são trabalhados a partir de projetos e de “palavras geradoras”. Essas palavras, como o próprio nome diz, são o ponto de partida para a interdisciplinaridade.
Há consenso entre os neurocientistas que os primeiros anos de vida são fundamentais, como os alicerces de uma casa, tudo vai ser construído a partir deles. Nesse período, o cérebro forma centenas de novas sinapses (conexões entre os neurônios) e quanto melhor a criança se desenvolver nesse estágio inicial – quando o cérebro evolui com uma rapidez singular em relação ao restante da vida– mais potencial ela terá no futuro. Por isso, procuramos trabalhar desde cedo as múltiplas inteligências.
A partir de um ano e meio, as crianças já estão aptas a reconhecer e a se familiarizar com um segundo idioma, por isso aproveitamos para iniciar a formação bilíngüe, em parceria com a Cultura Inglesa. Depois de um período, entre dois e seis meses (podendo ser mais duradouro, dependendo da individualidade de cada criança), chamado de silent period, nossos alunos começam a entender muito mais do que falar.
O mesmo processo de aquisição acontece na língua materna com os bebês dessa faixa etária. Você pode falar normalmente e eles entenderão. Contudo, a expressão oral ainda poderá ser muito limitada. Na aquisição de uma língua, a compreensão precede a produção. Naturalmente, os pequenos “soltam a fala”.
Como é a primeira vez que os alunos são expostos a uma segunda língua dentro da escola, o cuidado em estabelecer uma rotina para esse momento é levado em consideração. É muito importante que, por ser o primeiro contato com o segundo idioma, as crianças se sintam encorajadas e continuamente estimuladas a produzirem em sala e fora dela.
Como se dá o aprendizado
Todo o nosso trabalho baseia-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que destaca para essa faixa etária a socialização, a linguagem oral e a independência, além do estímulo às percepções (visual, tátil e auditiva), o que fazemos com muita criatividade.
Com essa turminha, é exercitada de modo mais efetivo a coordenação motora fina, com exercícios de pintura, colagem, montagem de quebra-cabeça, modelagem com massinhas, encaixe etc. A coordenação motora ampla também se destaca, principalmente nos horários de Parque Dirigido, onde exercícios de equilíbrio, de desviar de obstáculos, de dar passos grandes e pequenos, lentos e rápidos são propostos para desafiar as crianças a afinar a noção espacial.
Em todas essas atividades, busca-se, de forma interdisciplinar, o estudo diário da língua Inglesa, para desenvolver habilidades como: linguística, lógico matemática, espacial, corporal, intrapessoal, naturalista e musical, ou seja, trabalhando as múltiplas inteligências (o trabalho com as múltiplas inteligências acontece na língua materna e no processo de aquisição da segunda língua).
As aulas de Inglês acontecem todos os dias e duram 30 minutos. Alunos da turma regular possuem semanalmente 2h30 de exposição à língua. Já os alunos de tempo integral, 5 horas. Lembrando que essas horas são relacionadas às atividades que acontecem dentro de sala. A exposição ao idioma acontece de muitas outras maneiras, ou seja, por muito mais horas.
Os alunos da Blue Room participam da rodinha informativa, que acontece no início do turno escolar e é onde se explica a rotina do dia, apresenta-se a palavra geradora, o conteúdo proposto e se extrai o que cada criança já possui de bagagem sobre o tema.
O que os bebês exercitam na escola
Na sala Azul estimulamos a socialização, ensinamos a lidar com os sentimentos e a respeitar os outros. O abraçar, dividir brinquedos, esperar a vez… são aspectos bastante trabalhados.
Em relação à percepção sensorial, são exploradas, nos dois idiomas, texturas, cores, aromas e sons diferenciados, sempre com objetos concretos, de preferência, que façam parte do cotidiano dos pequenos.
A comunicação também tem bastante destaque, com o enriquecimento do vocabulário dos bebês, que, ao final do ano, utilizam aproximadamente 250 palavras ou mais.
Além da linguagem, procuramos incentivar a leitura de mundo, através de rótulos de alimentos, medicamentos etc, para que a criança possa começar a diferenciar desenhos de letras e a levantar hipóteses de leitura, assim como perceber seu valor e importância.
Na prática, ao longo do ano, a sala e toda a escola vão se transformando num ambiente alfabetizador, rico de símbolos e códigos que aguçam a curiosidade. Mesmo tão pequenino, seu filho será capaz, por exemplo, de reconhecer o próprio nome e dos colegas, seja na ficha de chamada, na garrafinha ou jogo americano. E não se surpreenda se ele tentar “ler” uma historinha pra você.
O estímulo à leitura nas atividades de inglês acontece através do “story time”, onde o professor leva o “big book” e conta a história referente ao tema da semana. A história é sempre enriquecida com fantoches, flash cards e/ou role play.
Na biblioteca da escola, além das publicações, filmes educativos reforçam o conteúdo apresentado semanalmente. As famílias também podem emprestar diversos volumes, para também ter momentos de “contação” em casa.
Outra novidade para essa turminha é a oferta da primeira modalidade esportiva: a natação. Diferentemente da maioria das escolas, a natação na Bebê Bombom não é meramente recreativa, prepara, de fato, para nadar.
Autonomia
À medida que crescem, as crianças querem e devem ter mais independência, por isso, na Sala Azul, estimulamos comerem com autonomia e alcançarem os próprios objetivos. Carregar a mochila, calçar a sandália… são tarefas simples, mas extremamente empolgantes para elas.
Nessa faixa etária, as crianças da Bebê Bombom também são preparadas para um passo importante: com o apoio do setor de psicologia e das famílias, a professora inicia o processo de desfralde, respeitando o tempo de cada um. Sempre nos divertimos e curtimos cada conquista!
Segurança e tranquilidade
Sabemos que ser mãe/pai não é tarefa fácil. Muitas preocupações cercam os pais de bebês, por isso adotamos uma agenda eletrônica que aproxima bastante as famílias da escola. Por meio de um aplicativo, é possível saber tudo o que acontece enquanto seu pequeno estuda, desde o que comeu até se tomou os remédios na hora certa.
Vale ressaltar que temos uma enfermeira de plantão todos os dias e uma psicóloga e uma nutricionista que atendem por agendamento.
A qualquer momento, você também pode acionar as coordenações pedagógicas e a própria Diretora, pois fazemos questão de manter uma relação bem estreita e de parceria com os pais.
Vem para a Bebê Bombom! Seu filho merece estudar aqui!!!