image/svg+xml
(92) 3611-4902 (92) 98111-3171
MENU

LARANJA
a partir de 5 anos completos até 31/3

LARANJA<br><small>a partir de 5 anos completos até 31/3</small>

SALA LARANJA (Crianças de 4 anos, completos até 31 de março)

A “Yellow Room” é a nossa turminha mais “maternal”. Com quatro para cinco anos, as crianças (que mal sabem cuidar de si) começam a querer cuidar dos outros. Aproveitamos esse amadurecimento para estimular ainda mais a independência e as habilidades motoras, através de atividades lúdicas, jogos de expressão corporal etc, tanto na língua materna quanto na segunda língua, o Inglês.

À medida que as crianças desta faixa etária tomam consciência da sua corporeidade, de suas sensações e necessidades, conseguem construir percepções sobre si e sobre o outro, desenvolvendo autonomia, senso de auto-cuidado e de interdependência com o meio.

Educação Bilingue

Tendo como referência documentos que norteiam a aprendizagem no Brasil e no mundo (BNCC e RCNE), acreditamos que o trabalho pedagógico deve integrar as experiências cotidianas com os conhecimentos que fazem parte da grade de conteúdos e da cultura global. Por isso, em parceria com a Cultura Inglesa, procuramos promover a integração de diferentes aspectos culturais em muitas de nossas atividades. Ou seja, nos preocupamos com diversos fatores que envolvem o bilinguismo e não somente o ensino do inglês como língua estrangeira.

Nossa prática educacional é pautada na interdisciplinaridade. Os professores de todas as áreas recebem um projeto quadrimestral, contendo subtemas semanais, nos quais constam “palavras geradoras”, que nortearão todo o processo de aprendizagem, dentro de uma abordagem Crítico Social dos Conteúdos, embasada na Teoria Histórico Cultural, de Vigotski, e nos estudos das Múltiplas Inteligências, de Gardner.

Como isso funciona na prática: a palavra geradora é trabalhada no início da semana nas duas línguas. As professoras da língua materna e segunda língua alinham suas atividades e planejamentos para que o conteúdo da semana seja entregue aos alunos através de atividades diversificadas, trazendo assim ainda mais estímulo e gosto no processo bilíngue, que é realizado de maneira natural.

Os alunos do turno regular da Sala Amarela possuem uma hora de inglês por dia, totalizando 5 horas semanais. Já os alunos de tempo integral, além das 5 horas, possuem mais 2 horas e 30 min de atividades na segunda língua, totalizando 7 horas e 30 min por semana. 

Na Bebê Bombom se aprende brincando e a Sala Amarela é muito divertida! Essa foto é da nossa Feira de Ciências, um dos nossos projetos onde as crianças colocam a mão na massa, experimentam e, por tentativa/erro, descobrem um mundo de possibilidades.

O que meu filho vai aprender

As crianças da Sala Amarela são bastante estimuladas ao uso da escrita. Da entrada até a saída do espaço escolar, elas vivenciam experiências que despertam a “vontade de ler e escrever”, através de diversas dinâmicas e atividades. Continuamos o processo de assimilação e de identificação das letras do alfabeto, dos nomes dos colegas e, principalmente, da “palavra geradora” da semana. É a partir das “palavras geradoras”, tanto na língua materna quanto na segunda língua, que as crianças levantam hipóteses de leitura e escrita, fazendo a relação da letra inicial com a palavra. Os alunos começam a trabalhar de forma mais intensificada o som de cada letra do alfabeto em inglês. O mais importante nesse processo não é aprender o nome das letras em inglês, mas o som que cada uma tem para que possam depois juntar com outras letras e formar pequenas palavras que possam ser lidas após muita prática.

Enquanto a professora titular trabalha as letras, sons e estrutura da palavra na língua mãe, a professora de língua inglesa realiza um procedimento similar com a palavra em inglês fazendo com que o processo de biletramento realmente seja colocado em prática.

Nesta sala, intensificamos o manuseio correto do lápis e do recorte com a tesoura, assim como o traçado correto do nome e do sobrenome. Os alunos dessa sala também começam a trabalhar com a escrita de algumas palavras monossilábicas adquiridas durante as atividades de inglês.

No segundo quadrimestre, criamos uma atividade especial que é, na verdade, um momento de superação para as crianças, chamada de FESTA DAS LETRAS CURSIVAS. Esta atividade visa motivar a introdução e utilização das letras cursivas no dia a dia da sala de aula. O alfabeto na forma cursiva é apresentado e passamos a solicitar o uso dessa modalidade, que exige maior acuidade motora, já trabalhando a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas e a apresentação das vogais, consoantes e encontros vocálicos.

Na área da matemática, estimulamos o raciocínio lógico matemático através de brincadeiras e de grande diversidade de materiais concretos, que fazem parte do dia a dia dos alunos. Estimulamos o reconhecimento dos numerais, as cores primárias, secundárias, terciárias, as formas geométricas, a identificação de relações espaciais (dentro, fora; em cima, embaixo; acima, abaixo; entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois), entre outros conceitos.

Na segunda língua, o estudo da matemática não é diferente. Busca-se apenas a diversificação de atividades, uma vez que grande parte do conteúdo programático é trabalhado nas duas línguas.

O dia a dia das crianças

Além das aulas de Música e Informática, a Educação Financeira e a Socioemocional continuam na Sala Amarela, agora trabalhando com os alunos a necessidade de mais responsabilidades e novos desafios.

Nossa Educação Financeira baseia-se na Metodologia DSOP (Diagnosticar, sonhar, orçar e poupar), que visa – não apenas o futuro de nossos alunos- mas também o despertar, desde já, para a saúde financeira familiar e do planeta. Nossas crianças recebem muito informação sobre desperdício, reaproveitamento, consumo consciente etc, além de praticarem mudanças comportamentais que, certamente, farão toda a diferença em casa e por toda a vida delas.

Semanalmente, as crianças da Sala Amarela também participam do Laboratório Inteligência de Vida (LIV), onde as ajudamos a nomear, reconhecer e lidar com as emoções mais básicas, por meio de músicas, histórias e fantoches. Nessas aulas, o aluno- além de desenvolver o pensamento crítico- entende que, com  a ajuda de outros, é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo.

As aulas de Psicomotricidade ainda acompanham a turminha. Fatores como lateralidade, organização e noção espacial, esquema corporal e até mesmo a estruturação espacial são trabalhadas nesta divertida disciplina.

Por falar em diversão… Não podemos deixar de destacar as aulas de música e a prática esportiva, sempre muito festejadas pelas crianças. Para essa turminha, oferecemos: Natação, Futbaby, Dança, Judô, Kung Fu e Ginástica Rítmica, além do Xadrez para quem é do Ensino Integral (o Ensino Integral visa uma formação ainda mais ampla, com oficinas diversas- teatro, culinária, meio ambiente etc- e Estudo Supervisionado, no contraturno).

Uma vez por semana, os alunos da Sala Amarela ainda têm a oportunidade de ir à biblioteca e, duas vezes na semana, a bibliotecária vai até eles, com a Biblioteca Móvel.

A paixão pelos livros também é estimulada na segunda língua, através do “story time”, onde o professor leva o “big book” e conta a história referente ao tema da semana. A atividade é sempre enriquecida com fantoches, flash cards e/ou role play.

Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário, a escrita e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Por isso, nossa meta é ousada: despertar em TODAS as nossas crianças o gosto irreversível pela leitura e pelo saber.

Promovendo reflexão, debate, escuta, investigação e questionamento, esperamos contribuir para a formação de cidadãos mais completos para os desafios do século XXI, capazes de aprender o que quiserem e felizes em suas escolhas.